quarta-feira, 20 de julho de 2011

Queremos implantação da COLETA SELETIVA

A recente divulgação pelo governo da realização de processo licitatório para implantar o novo aterro sanitário do Distrito Federal motivou o deputado Chico Leite a, mais uma vez, esmiuçar os contratos firmados entre o GDF e empresas para administrar o lixo do DF. Chico Leite descobriu que somente no ano passado foram quase R$ 140 milhões pagos para as empresas Serquip, Nely Transportes, Delta, Valor Ambiental, Artec  e Qualix coletarem lixo e varrerem as ruas de todas as cidades do DF.
Neste ano, em cinco meses, já foram repassados R$ 46,3 milhões às empresas Delta e Valor Ambiental. “O valor é alto se considerarmos que elas nem mesmo implantaram a tão esperada coleta seletiva. Há vários anos a sociedade espera por um tratamento ecologicamente responsável dos resíduos”, afirmou Chico Leite.
Os problemas relacionados ao lixo no DF não são recentes. Em 2000, o contrato assinado pelo governo com a empresa Qualix previa a remoção do lixão da Estrutural para um novo aterro sanitário em Ceilândia, além da implantação da coleta seletiva em todo o DF. “Seis anos mais tarde, quando o contrato expirou, o lixão da Estrutural continuava a crescer descontroladamente, degradando o subsolo e o Parque Nacional. Quanto à coleta seletiva, somente algumas experiências foram realizadas no Plano Piloto. A empresa foi paga com dinheiro público e não cumpriu o contrato”, constatou o deputado. Chico Leite disse ainda que vai cobrar do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) a implantação do sistema de coleta seletiva em todo o Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário