terça-feira, 16 de outubro de 2012

Catadores fecham acesso ao único lixão do DF


Coleta não passou em algumas quadras da Asa Sul no fim de semana.
SLU afirma que falha não está relacionada com protesto de catadores

Os catadores do lixão da Cidade Estrutural continuam impedindo a entrada de caminhões para despejar resíduos no local. Em protesto contra uma parceria que o governo planeja fazer empresas privadas, os catadores fecharam na quarta-feira (10) da semana passada a principal entrada do lixão.

Os catadores alegam que, caso o GDF assine uma parceria público privada para o serviço de coleta de lixo, eles não terão mais como trabalhar.

Presidente de uma das cooperativas de catadores, Maria Conceição Nascimento Brito afirmou que o acesso ao lixão vai permanecer fechado enquanto o governo não enviar representantes para dialogar com a categoria.

Com a interdição, o lixo produzido no DF está sendo levado para as áreas de transbordo e usinas. Também na semana passada, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que essas áreas não teriam capacidade para receber os resíduos caso a interdição se prolongasse até esta segunda-feira (15).

Em alguns pontos da Asa Sul, como nas quadras 106 e na 103, os moradores reclamam que o caminhão de coleta de lixo não passou no final de semana. O material acumulado está espalhado pelas quadras e já provoca mau cheiro.

O SLU informou que o problema na coleta de lixo na Asa Sul não está relacionado ao protesto de catadores e que parte dos resíduos já foi retirada das quadras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário