segunda-feira, 8 de julho de 2013

Samambaia receberá LIXÃO da Estrutural e do Entorno.

Samambaia receberá LIXÃO da Estrutural e do Entorno.


Nada contra um aterro sanitário. Mais é que a incompetência de um Governo que prometeu dar um jeito na Saúde Pública do DF me faz acreditar que esse aterro que esta indo para Samambaia fatalmente se transformará em um LIXÃO. Afinal onde está a coleta seletiva do DF?
Como se não bastassem as manifestações contrárias ao aterro pela população de Samambaia, o Governador Agnelo Queiroz já anda fechando acordos com Governador Marconi Pirillo para tratarmos do lixo de municípios vizinhos.
Mais fica a pergunta de milhões de moradores do Distrito Federal. Não seria melhor o Governador tratar de cumprir pelo menos o que prometeu em sua Campanha? Ao invés de tentar resolver o problema do mundo e de todos? 



Foi publicado na sexta 5, no Diário Oficial do Distrito Federal, o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do DF e Goiás. Os dois governos assinarão, na próxima semana, o primeiro consórcio entre Estados brasileiros para elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

O anúncio foi feito após reunião entre os governadores do DF, Agnelo Queiroz, e de Goiás, Marconi Perillo, no Palácio do Buriti na quarta-feira 4.
“A idéia é elaborar uma política integrada para o gerenciamento dos resíduos sólidos, e o Foto: Roberto castro/GDF consórcio viabilizará essas soluções, porque o lixo não tem fronteira. O DF ajudará municípios menores que não teriam condições de atender às exigências”, explicou o secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon.


Representantes do DF e de 20 cidades pertencentes à Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno estarão presentes na assembléia de instalação do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do DF e Goiás
“Este é um grande desafio, porque precisamos pensar em desenvolver uma gestão integrada dos resíduos sólidos para que este não se torne um problema ainda maior”, complementou o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Brandão.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010, determina que em agosto de 2014 nenhuma cidade do Brasil poderá ter lixão. E para receber recursos do governo federal para investimento na área é necessária a apresentação do respectivo plano de gestão.

“O Distrito Federal, com certeza, atenderá ao prazo, pois estamos bem avançados. A licitação oficial para a construção do aterro sanitário já está aberta”, adiantou Gustavo Ponce de Leon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário