sábado, 29 de setembro de 2012

Núcleo Bandeirante ganha uma UPA 24h.


Moradores do Núcleo Bandeirante já contam com Unidade de Pronto Atendimento 24 horas


O governador Agnelo Queiroz entregou na manha desta sexta-feira (28), a quarta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal no Núcleo Bandeirante. “Com mais essa inauguração, encerramos um ciclo importante que é o funcionamento das quatro UPAs  construídas na gestão anterior, que estavam abandonadas quando assumimos o governo”, frisou Agnelo,  acrescentando que toda a região será beneficiada.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, também destacou que a inauguração desta UPA é uma etapa que foi vencida. Segundo ele, a moderna unidade vai integrar a rede de atenção às urgências e emergências do sistema público de saúde do DF. A nova unidade da Secretaria de Saúde tem capacidade para atender até 450 pacientes por dia. Serão atendidos casos de urgência e emergência nas especialidades de pediatria e clínica médica, 24 horas.



Na UPA podem ser resolvidas 97% das demandas de urgência e emergência. Com isso, os cerca de 160 mil moradores do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e Parkway só terão que recorrer aos hospitais em casos graves ou de alta complexidade, como um AVC ou um infarto e, mesmo assim, o paciente será estabilizado na UPA, antes de seguir para um hospital.



A unidade, classificada como porte III, conta com 16 leitos para observação. O atendimento será iniciado com cerca de 200 servidores, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, motoristas, técnicos administrativos, além de pessoal de radiologia e laboratório. A UPA tem equipamento de raios X e material de laboratório necessário para realização de exames.



Durante a inauguração, o secretário de saúde anunciou que já foi homologada a licitação para a construção de 10 novas UPAs e 20 clínicas da família em várias regiões do DF. Segundo ele, também está nos planos da SES concluir e colocar para funcionar o Hospital do Núcleo Bandeirante, idealizado pelo ex-deputado Jorge Cauhy. O serviço, com 80 leitos, funcionará como um hospital de retaguarda, destinado a receber pacientes clínicos e cirúrgicos em recuperação. A previsão, de acordo ele, é que a unidade esteja pronta até o final de 2014.

Reivindicação antiga
A implantação de novos serviços de emergência era uma reinvindicação antiga da população da área que contava apenas com o serviço de pronto atendimento funcionando no Centro de Saúde 2, do Núcleo Bandeirante. Durante anos, a unidade era a única opção dos moradores em caso de urgência ou emergência.  Com a inauguração, parte dos servidores do serviço – que foi desativado - foi transferida para a UPA.

A coordenadora-geral de Saúde do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo e Park Way, Rita Cassia Paes Ribeiro, disse que a nova unidade vai prestar uma assistência digna à população da região, que necessitava de serviços como esse. “Antes, a região dispunha apenas de serviços voltados para a atenção primária. Agora, teremos um atendimento de urgência e emergência, além de novos recursos como Radiologia e Laboratório”, ressalta.


“Estou muito feliz com a inauguração dessa UPA. O povo daqui esperou muito por isso”, comemorou a moradora da Candangolândia, Gismair Ana de Castro, 55 anos. Antes, quando alguém de sua família necessitava de atendimento de urgência ou emergência tinha que recorrer aos hospitais do Plano piloto ou do Guará.




Já existem UPAs funcionando em Samambaia, Recanto das Emas e São Sebastião. Juntas, as três realizaram 153.488 atendimentos até a semana passada. A primeira UPA, inaugurada em Samambaia, em fevereiro de 2011, atendeu até agora 123.052 pacientes. A unidade do Recanto das Emas, entregue à população no início de julho, fez 22.804 atendimentos, enquanto a UPA de São Sebastião, inaugurada no dia 31 de agosto, promoveu 7.632 assistências em poucos dias. Outras dez UPAs devem ser construídas no DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário